O Museu Histórico de Palmeira e a Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas anunciam a abertura da exposição “Meu Coração de Polaco Voltou – origem e influência polonesa na obra de Paulo Leminski”, na próxima sexta-feira (19). A exposição é parte das comemorações dos 150 anos de Imigração Polonesa no Paraná e ficará aberta ao público de Palmeira de 22 de novembro até 10 de março de 2022.

A mostra tem produção da Múltiplo Produções Culturais e realização da Prefeitura Municipal de Palmeira. O apoio é da Casa da Cultura Polônia Brasil, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Associação dos Museus dos Campos Gerais e Um Hotel Palmeira.

Segundo o historiador Paulo Taufer, diretor do Museu Histórico de Palmeira, a exposição é uma das primeiras promovida pela Associação dos Museus dos Campos Gerais, da qual o Museu de Palmeira é integrante. No mês de outubro, o historiador Niltonci Batista Chaves, diretor do Museu Campos Gerais, vinculado a Universidade Estadual de Ponta Grossa, junto com a produtora cultural Áurea Leminski, filha do poeta e escritor homenageado na exposição, estiveram em Palmeira para encaminhar os preparativos para a instalação.

O diretor do Museu Histórico de Palmeira celebra a exposição no município, que estará presente no mapa dos locais onde ela foi instalada, destacando o caráter cultural nacional, dado a amplitude de Paulo Leminski, e internacional da mesma, pois já foi apresentada na Polônia.

Taufer disse que a expectativa é de que, pelo menos, 2 mil pessoas visitem a exposição em Palmeira, onde fica em cartaz até o dia 10 de março de 2022. Tanto é que houve a opção de instalar a exposição na Central de Atendimento ao Cidadão, onde há uma maior circulação de pessoas. No entanto, no Museu Histórico, no mesmo período, estará em cartaz uma exposição com tema também polonês, mas voltada aos poloneses que se instalaram em Palmeira. Esta exposição terá como base o livro ‘Os imigrantes poloneses, seus descendentes. Algumas histórias’, de Helena Ochanheski e Vera Lúcia de Oliveira Mayer.

A exposição tem a curadoria de Áurea e da irmã, Estrela Ruiz Leminski, filhas de Paulo Leminski, e foi instalada pela primeira vez m 2015 em Curitiba, para depois passar por várias cidades do Paraná e de outros estados, além de diversas cidades da Polônia, como Varsóvia e Poznan. “Meu coração de polaco voltou” é parte integrante da exposição Múltiplo Leminski – que atualmente está em cartaz no Museu Campos Gerais, em Ponta Grossa.

Serviço
Exposição “Meu coração de polaco voltou”
Até 10 de março de 2022
De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Local: Central de Atendimento ao Cidadão, rua Luiza Trombini Malucelli, 134 – Centro.

Deixe um comentário