Duas exposições que foram abertas no dia 19 de novembro em Palmeira homenageiam os 150 anos da imigração polonesa no Paraná. Uma delas é “Meu Coração de Polaco Voltou – origem e influência polonesa na obra de Paulo Leminski”, em alusão a descendência do poeta, escritor e compositor paranaense, e a outra é “Os Imigrantes Poloneses e seus Descendentes: Algumas Histórias”, com foco na imigração em Palmeira.
A Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, através do Museu Histórico de Palmeira, realizou a reabertura do próprio Museu, que estava com atividades suspensas devido a pandemia, e a abertura da exposição que mostra a origem e a influência da cultura polonesa na obra de Paulo Leminski.
A exposição que homenageia Leminski ficará aberta ao público de 22 de novembro até 10 de março de 2022, na Central de Atendimento ao Cidadão, sede da Prefeitura de Palmeira, com horário de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
Já a exposição que tem como referência o livro de Vera Lúcia de Oliveira Mayer e Helena Orchahenski está em cartaz no Museu Histórico de Palmeira e ficará aberta para visitação do público de terça a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, e nos sábados, das 13 às 18 horas.
Presenças
Os eventos de abertura das duas exposições contaram com a presença da cônsul geral da Polônia em Curitiba, Marta Olkowska, do diretor do Museu Campos Gerais e presidente da Associação dos Museus da Região dos Campos Gerais, Niltonci Batista Chaves, das curadoras da exposição ‘Meu Coração de Polaco Voltou’ e filhas de Paulo Leminski, Aurea Leminski e Estrela Ruiz Leminski, do escritor e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, Rogério Lima, do prefeito Sérgio Belich, do vice-prefeito Major Schulli, do diretor do Mueseu Histórico de Palmeira, Paulo Taufer, e demais convidados.