Na sessão de terça-feira (14) da Câmara Municipal de Palmeira, o assunto destinação de recursos para a construção de unidade de saúde na localidade de Vieiras voltou à pauta, provocando um embate em pronunciamentos dos vereadores na tribuna do Legislativo. Na sessão da semana anterior, o vereador Vagner Kachimarki (PROS) reagiu contra informações de que teria sido iniciativa da deputada federal Aline Sleutjes (PSL) a destinação dos recursos. O vereador afirmou que foi o deputado federal Toninho Wandscheer (PROS) quem, em 2017, conseguiu junto ao Ministério da Saúde a destinação da unidade de saúde para Palmeira e para a localidade.
O primeiro a falar sobre o assunto na sessão foi o vereador Lucas Santos (PSL), que apresentou uma nova versão para a polêmica sobre a indicação dos recursos para a construção da unidade de saúde de Vieiras.
O vereador leu ofício que foi encaminhado pelo ex-prefeito Edir Havrechaki para a deputada Aline Sleutjes, em 2019, solicitando intervenção para liberação de recursos do Ministério da Saúde para reforma de unidade de saúde do Jardim Santa Rosa e construção da unidade de saúde de Vieiras, cujos processos e pedidos de liberação de recursos já se encontravam no ministério. Lucas disse, ainda, que os recursos não foram destinados através de emenda parlamentar, mas pela programação do Ministério da Saúde.
Depois, o vereador Odair Sanson Junior (PSD) também falou sobre a polêmica que envolve a destinação de recursos para a construção da unidade de saúde de Vieiras. Ele relembrou pronunciamento que fez na sessão anterior e falou sobre as atividades da deputada Aline Sleutjes, apresentando currículo da parlamentar e desfilando suas realizações na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Sobre o assunto, o vereador Vagner Kachimarki disse na tribuna que o deputado federal Toninho Wandscheer já destinou mais de R$ 10 milhões em recursos de emendas aos orçamentos da União dos últimos anos, de sua autoria, para o município de Palmeira. Esses recursos foram investidos em diversas obras e equipamentos.
“Em nome da verdade”, segundo o vereador, foi apresentada notícia de 2017, com foto do ex-prefeito Edir Havrechaki e o ex-vice-prefeito Marcos Levandoski, acompanhados do deputado, em audiência com o então ministro da Saúde, Ricardo Barros, ocasião e que trataram de destinação de recursos para a saúde pública em Palmeira, incluindo a construção da unidade de saúde de Vieiras.
Ofício
Quanto ao ofício que o ex-prefeito enviou para a deputada do PSL, em 2019, o vereador afirmou que foi encaminhado o mesmo ofício a outros deputados federais do Paraná, inclusive Ricardo Barros (PP), ex-ministro da Saúde. O objetivo era o de buscar apoio de parlamentares do estado para a liberação dos recursos, uma vez que o processo estava sem movimentação no Ministério da Saúde.