Na tribuna da Câmara Municipal, na sessão ordinária de terça-feira (14), o vereador Lucas Santos (PSL) apresentou nova versão para a polêmica sobre a indicação de recursos para a construção de unidade de saúde na localidade de Vieiras.

De posse de documentos que segundo ele comprovariam a atuação da deputada na liberação da verba, o vereador Lucas leu ofício que foi encaminhado pelo ex-prefeito Edir Havrechaki a deputada Aline Sleutjes (PSL), em 2019, solicitando intervenção para liberação de recursos do Ministério da Saúde para reforma de unidade de saúde do Jardim Santa Rosa e construção da unidade de saúde de Vieiras, que já estava em andamento, cujos processos e pedidos de liberação de recursos já se encontravam no ministério.

DOCUMENTO CITA AS PORTARIAS JÁ DE 2017

Contudo, o próprio oficio de número 44, apresentado pelo vereador, confirma que as verbas já haviam sido habilitadas no ano de 2017, ano que Aline Sletjes não exercia mandato eletivo. As portarias 4.027, de 29 de dezembro, e 3.867, de 28 de dezembro, que liberam os recursos, foram publicadas em 2017. No Diário Oficial da União daquele ano já havia sido tornada pública a contemplação de Palmeira com a construção da UBS de Vieiras.

Acontece que o ano era conturbado politicamente no cenário nacional. Com a queda da presidente Dilma Rouseff, assumiu seu vice, Michel Temer, que bloqueou praticamente todas as verbas já habilitadas. Foi quando o então prefeito Edir Havrechaki enviou a todos os deputados que tinham ligação com Palmeira ofícios com solicitação intervenção junto ao governo para que os valores fossem descongelados.

OFICIO DA DEPUTADA É DATADO DE 2019 E SOMENTE COMUNICA RECURSOS PRA OBRA QUE COMEÇOU UM ANO ANTES

Dentre os demais documentos apresentados pelo vereador Lucas está um oficio enviado do gabinete da deputada Aline para a Prefeitura de Palmeira comunicando a liberação dos recursos datado de 2019, contudo a obra já havia iniciado em 2018, e o próprio ofício aponta a data da habilitação da verba como 2017.

Você pode clicar AQUI, e acessar o Sistema de Monitoramento de Obras do Ministério da Saúde e verificar que o ano da liberação da verba é 2017 e o inicio da obra 2018.

Toninho Wandscheer

Sobre o assunto, o vereador Vagner Kachimarki (PROS) disse, também na tribuna, que o deputado federal Toninho Wandscheer (PROS) já destinara mais de R$ 10 milhões em recursos de emendas aos orçamentos da União dos últimos anos, de sua autoria, para o município de Palmeira. Esses recursos foram investidos em diversas obras e equipamentos.

“Em nome da verdade”, segundo o vereador, foi apresentada notícia de 2017, com foto do ex-prefeito Edir Havrechaki e o ex-vice-prefeito Marcos Levandoski, acompanhados do deputado federal, em audiência com o então ministro da Saúde, Ricardo Barros. Naquela ocasião foi tratada a destinação de recursos para a saúde pública em Palmeira, incluindo a construção da unidade de saúde de Vieiras

Lucas Santos

Em contato com a redação da Cruzeiro através do whats após a publicação dessa matéria, o Vereador Lucas pediu atenção a seu pronunciamento, afirmando que em nem um momento disse que o recurso veio da deputada, e sim sua força politica contribuiu para liberação.

Deixe um comentário