A Secretaria de Saúde de Palmeira divulgou na manhã desta terça-feira (18) atualização de números sobre a Covid-19 no município. O boletim informa que mais 46 novos casos foram confirmados nas 24 horas entre segunda e terça-feira, o que representa um número recorde este ano e o maior desde junho do ano passado.
Com os dados atualizados nesta terça-feira, já chega a 229 o total de diagnóstico positivos para Covid-19 em moradores de Palmeira nestes primeiros dias de 2022. Na média, são 13 casos novos por dia, cifra que fica distante da média de 29 casos por dia que foi registrada em junho de 2021, no auge da pandemia de coronavírus em Palmeira. No entanto, assim como tem acontece a nível de Paraná e de Brasil, há uma aparente tendência de aumento dos números.
Como parâmetro, em dezembro foram confirmados apenas seis casos de Covid-19 no município, que chegou a viver um período de 16 dias sem qualquer registro de caso novo.
Por outro lado, entre meados de maior e junho do ano passado, quando os números de casos bateram recordes seguidamente, em apenas 24 horas foram confirmados 70 casos novos de Covid-19 em moradores de Palmeira. Foi no boletim do dia 1º de junho. O boletim do dia 4 de junho confirmou 78 casos, porém tratava-se de período de 4 horas, e o boletim do dia 7 confirmou 80, diagnosticados em período de três dias.
Nos dois meses de pico de diagnósticos foram confirmados 1.600 novos casos de Covid-19 em moradores do município. Foram 710 em maio e outros 890 em junho. No entanto, o mês que registrou mais mortes em decorrência da doença foi março, quando 26 pacientes diagnosticados com Covid-19 foram a óbito.
Casos suspeitos e isolamento
Nesta terça-feira, o boletim da Secretaria de Saúde relata, ainda, que existem 226 casos suspeitos em investigação, são 80 a mais do que os 140 que estavam em investigação na segunda-feira. O aumento de casos suspeitos em Palmeira é de mais de um terço, o que demonstra que existe uma rápida proliferação do coronavírus no município.
Nesta terça-feira há 174 pacientes em isolamento, como casos ativos da doença, são 36 a mais do que os 137 que estavam cumprindo isolamento ontem. Além disso, a Secretaria de Saúde monitora 394 pessoas que apresentaram síndrome respiratória/gripal. São 117 a mais em comparação com segunda-feira, quando eram 277 os monitorados, ou seja, quase 40% de aumento.
No momento, Palmeira contabiliza 4.676 casos diagnosticados e confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia.