Nos últimos sete dias, mais oito casos de contágio foram confirmados em Palmeira. Foto - Reprodução

A Secretaria de Saúde de Palmeira divulgou somente no início da tarde desta quarta-feira (18) a atualização de números sobre a Covid-19 no município. O boletim atualizado informa que mais 65 novos casos tiveram diagnóstico positivo para a doença entre terça e quarta-feira, nas últimas 24 horas, portanto. O número é 40% maior do que os 46 casos novos registrados na terça-feira (18), constituindo-se em novo recorde e um dos maiores registros desde o início da pandemia, em março de 2020.

São 27 infectados do sexo masculino e 38 do sexo feminino. Entre eles há um menino e uma menina, ambos de 10 anos, e uma adolescente de 13 anos. Todas essas pessoas que tiveram seus exames positivados estão em isolamento e são acompanhadas pelo serviço de saúde pública.

O boletim desta quarta-feira relata, ainda, que existem 226 casos suspeitos em investigação através de exames laboratoriais, o mesmo número dos que estavam em investigação na terça-feira. E há 238 pacientes em período de isolamento, como casos ativos da doença, o que representa 64 a mais do que os 174 que estavam cumprindo isolamento na terça-feira.

A Secretaria de Saúde de Palmeira monitora 520 pessoas que apresentam síndrome respiratória/gripal, são 126 a mais em comparação com terça-feira, quando eram 394 os monitorados.

Neste dia 19 de janeiro, Palmeira contabiliza 4.740 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia.

Esclarecimentos

O Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública da Secretaria de Saúde de Palmeira emitiu esclarecimentos à população sobre os protocolos de testagem e isolamento em decorrência da pandemia de Covid-19.

Nas últimas semanas o serviço de saúde pública do município passou

a receber um fluxo maior de pacientes sintomáticos respiratórios suspeitos de Covid-19, assim como todos os municípios do Paraná. Consequentemente o número de coletas para análise enviadas ao laboratório regional teve um aumento considerável, o que também aumentou o tempo para a apuração dos resultados dos exames e encaminhamento dos mesmos ao município.

Enquanto aguarda o resultado do exame, o paciente deve respeitar o período de isolamento, não tendo contato com outras pessoas fora do ambiente domiciliar e podendo retornar às suas atividades normais 10 dias após a data do início dos sintomas. Porém, a saída do isolamento deve ocorrer apenas se nas últimas 24 horas do período de isolamento o paciente não apresentar febre e ter redução dos sintomas respiratórios sem uso de antitérmicos.

O isolamento durante esse período é devido a transmissibilidade da doença. Encerrado o período de isolamento e a não constatação de sintomas, considera-se que o indivíduo não pode transmitir o vírus na ocasião. Portanto, a orientação da Secretaria de Saúde é para que os pacientes que realizaram coleta para diagnóstico de Covid-19 e ainda não receberam laudo/resultado devem respeitar obrigatoriamente o período de isolamento descrito no Termo de Isolamento fornecido pelo médico.

Decorrido o prazo de isolamento, mesmo sem laudo/resultado do exame, o paciente sem sintomas nas últimas 24 horas poderá retornar às suas atividades enquanto aguarda o resultado do exame.

Em caso de dúvidas, o munícipe pode entrar em contato com o Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública do Município de Palmeira, o qual tem endereço na rua 15 de Novembro, 570, e atende através do telefone 3909-5096.

Deixe um comentário