A volta as aulas nas escolas municipais de Palmeira, nesta segunda-feira, dia 7, veio acompanhada de uma série de postagens nas redes sociais com reclamações da situação de mato alto em escolas. Cleusa Oligário, em um vídeo que fez, mostra a situação na Escola Municipal de Guarauninha, ao se deparar com o mato alto no primeiro dia de aula. Na postagem, a mãe de aluno diz que “o mato é bom pra criar cobra, um perigo para nossas crianças”.
Já na Escola Municipal Leonor Santos, na localidade de Faxinal dos Quartins, além do mato que impossibilita até mesmo o acesso dos alunos a quadra esportiva, a fossa séptica está transbordando o esgoto para o pátio da escola desde o mês de outubro, como mostra um vídeo que circula nas redes sociais.
No vídeo, a pessoa que não se identifica mostra que os dejetos da fossa estão próximos as salas de aula, e diz que o cheiro forte tem feito mal as crianças, causando dor de cabeça e dor de barriga. No vídeo ela denuncia que já foram feitas reclamações e solicitações as autoridades públicas, mas que não tiveram retorno.
Economia em roçadas
No dia 25 de janeiro, durante live de prestação de contas do prefeito Sério Belich (Democratas) e do vice-prefeito Major Schulli (PP) das atividades de 2021, foram apresentados números para evidenciar as economias que aconteceram no primeiro ano de gestão em relação as podas e roçadas feitas com equipamentos públicos, através da Secretaria de Meio Ambiente. Segundo o vice-prefeito no ano de 2020 a Prefeitura gastou 12.218 litros de gasolina para manter locais públicos e no ano passado foram gastos 7.300 litros. “O trabalho não parou, eu digo que foi mais árduo ainda, reforçando a limpeza dos jardins e das praças, e conseguimos diminuir praticamente 40% do quantitativo de gasolina, só no meio ambiente”.
Serviços
O Departamento de Educação da Secretaria de Educação e Esportes, informou que, em relação ao corte de grama, possui dois funcionários responsáveis por estas atividades, que eles voltaram de férias no dia 27 de janeiro e que, desde então, estão realizando o trabalho.
Reconhece o Departamento que como são 19 escolas, “realmente ainda temos algumas a fazer”. Informou, ainda, que nesta semana foram finalizados os cortes de grama nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da área urbana e que na próxima serão realizados serviços nas escolas rurais.
Quanto a questão da fossa, o Departamento informa que já está em tramitação o processo de dispensa de licitação para a realização do esgotamento.