Nesta quinta-feira (17), a Academia de Letras dos Campos Gerais promove a posse do escritor, músico e professor Douglas Passoni de Oliveira, eleito como Segundo Ocupante da Cadeira número 8 da entidade, que tem como patrono o maestro Bento Mossurunga.

Nascido em Palmeira, atuando com música desde criança, Douglas Passoni começou a estudar piano com a professora Clery Zeni de Oliveira, recentemente falecida.

Em 2010, concluiu Licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e, na sequência, fez pós-graduação em Metodologia do Ensino da Música pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (Facel), em 2012.

Em 2008, o músico recebeu do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira a ‘Condecoração ao Mérito Cultural’ pelo desenvolvimento de atividades de registro e resgate da música de Palmeira.

No mesmo ano, tornou-se membro efetivo do Instituto, ocupando a Cadeira número 52, tendo como patronesse Maria Eunice Baptista Ceccatto, pianista e compositora palmeirense.

Em 2015, ele recebeu a ‘Cruz da Honorífica Ordem da Freguesia Nova’, elevando-o ao ‘Grau de Cavaleiro Maior’. Em 2019, recebeu o grau de ‘Emissário da Música’, com a outorga da
‘Cruz do Bicentenário de Palmeira’, sua cidade natal.

Douglas dedica-se a pesquisas na área da música brasileira, sobretudo, da música produzida nos Campos Gerais, resgatando compositores dos séculos 19 e 20.

Ele tem em seu currículo dois livros publicados, com obras para piano de Gabriel de Paula Machado (Ponta Grossa) e de Maria Eunice Baptista Ceccatto (Palmeira), ambos publicados em 2012.

 

FOTO – Rede Social

Deixe um comentário