Nesta sexta-feira, dia 25, o ilustrador e cartunista Irapuan Luiz estará lançando a HQ ‘A jornada de Xuanzang’, no evento Traços Curitibanos 4, que acontecerá na Gibiteca de Curitiba, as 19 horas. Irapuan é também apresentador do programa ‘E por falar em cultura!’, que vai ao ar todas as quartas-feiras, as 13 horas, pela Rádio Cruzeiro do Sul 98.3FM.

Durante o evento na Gbiteca de Curitiba haverá uma exposição de reproduções de algumas artes do livro, que tem como personagem central o monge Xuanzang, que viveu há mais de 1.400 anos na China, cujos feitos tornaram-se lendários e inspiraram diversas gerações.

A produção da nova HQ de Irapuan conta com edição e editoração de Didi Fiorucci, coordenação de produção de Guilherme Machado e é um projeto viabilizado pelo edital de quadrinhos da Fundação Cultural de Curitiba e da Gibiteca de Curitiba.

Para o ilustrador, o momento é a culminação de um trabalho extenso de pesquisa e produção, que acabou durando praticamente todo o período de pandemia para sair. Irapuan conta que foi um período conturbado que, “além das dificuldades e tristezas que muitos de nós passaram, eu enfrentei talvez meu maior desafio como quadrinista, levar a cabo como roteirista e ilustrador esse ambicioso projeto de adaptar praticamente a vida dessa figura mítica”.

O intuito com a nova obra, de acordo com Irapuan, “é tornar essa história tão fascinante e um pouco mais conhecida em nosso canto do mundo”. Ele conta que o romance “Jornada ao Oeste” foi publicado no Brasil e já foi amplamente adaptado em quadrinhos, desenhos e filmes pelo mundo afora, também inspirando obras derivadas mega famosas como Dragon Ball.

O que, talvez, muita gente não saiba é que esse romance foi inspirado na jornada verdadeira empreendida pelo monge Xuanzang, que viajou milhares de quilômetros entre a China e a Índia, durante 16 anos, em busca das escrituras sagradas do budismo. E mesmo sendo uma história real, ‘A jornada de Xuanzang’ é uma aventura repleta de elementos fantásticos e experiências espirituais.

Exemplares gratuitos

No evento de lançamento da obra, o ilustrador estará autografando exemplares promocionais, gratuitos e limitadíssimos. Foram impressas poucas cópias e, então, quem quiser ganhar um exemplar gratuito e autografado pelo artista deve participar do evento de lançamento. Ainda não há previsão de quando o livro estará à venda após o lançamento.

Deixe um comentário