A colheita de trigo no Paraná começa oficialmente amanhã, dia 24. Principal cultivo de inverno no Estado, há a previsão, neste ano, de uma colheita de quase 4 milhões de toneladas, segundo o Departamento de Economia Rural, Deral.
Se o valor vir a ser confirmado, será uma colheita 22% superior ao rendimento total do ano passado, que rendeu 3 milhões e 200 mil toneladas.
Na região dos Campos Gerais, as perspectivas do Deral também são positivas. A área plantada neste ano é de 167.950 hectares, quase 8% superior ao do ano passado (155.480 hectares).
É a maior área plantada dos últimos sete anos – antes do atual período, a maior área plantada foi registrada na safra 2014/15, quando o total ocupado com esse cultivar foi de 174,9 mil hectares.
A previsão de colheita feita pelo Deral é a maior dos últimos anos, de 635 mil toneladas, que em relação às 515 mil toneladas da safra passada representa crescimento de 23%
A colheita do trigo na região dos Campos Gerais, que é a maior produtora de trigo do Paraná (16,3% do total) começa no dia 20 de outubro e dura cerca de um mês, em média, até o dia 20 de novembro, quando o cultivar é retirado para o plantio, em sua maioria, de soja.
Atualmente, 40% da área está em desenvolvimento vegetativo, 40% em floração e 20% em frutificação.A fase mais avançada está mais ao norte da regional, como Arapoti, Tibagi e Ventania.
O frio foi mais forte ao sul do Núcleo Regional, como Castro, Ponta Grossa, Ipiranga, Palmeira, não afetou a cultura, que está em desenvolvimento vegetativo e não corre risco, segundo o Deral.
FOTO/O PRESENTE RURAL