Amanhã, 7 de setembro, Bicentenário da Independência do Brasil, a CRUZEIRO 98.3 FM apresenta um especial feito em parceria com as rádios associadas a Rádio Senado.

Com apresentação de Waldir Joanassi Filho e João Alberto Gaiola, o programa vai ao ar às 9h00 pela comunitária. Em três blocos, o especial apresentará três episódios da série Decantando a Independência – diálogos em prosa, verso e melodia, fruto de uma parceria entre o Projeto República da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Senado Federal, com o intuito de celebrar o Bicentenário da Independência no Brasil.

O ouvinte poderá acompanhar três dos dez episódios: Sesquicentenário da Independência, Tiradentes e Independência do Rio de Janeiro, a série será exibida na íntegra ainda dia 07 a partir 14h15.

Cada bloco também apresentará músicas relacionadas a independência e também três edições especiais do ‘Curta Musical’, também em parceria com a Rádio Senado.

No primeiro bloco, o ‘Curta’ preparou um especial com músicas que abordam este importante marco da nossa história.

No segundo bloco, comemora-se os duzentos anos da Independência e também os 100 anos do rádio no Brasil. Por isso, apresentamos um ‘Curta Musical’ sobre a ópera O Guarani, de Carlos Gomes.

O tema foi trilha da primeira transmissão radiofônica no país, que aconteceu em 1922, no dia da comemoração dos 100 anos da Independência.

E no terceiro bloco, o ‘Curta Musical’ vai contar a história cheia de reviravoltas do Hino da Independência, composto por Dom Pedro I.

Cada bloco terá abertura e encerramento com o programete ‘Independências do Brasil’ que contam como o país conquistou sua autonomia em 1822 através de historiadores que explicam como a história da independência brasileira é fruto de uma série de eventos ocorridos entre o final do século XVIII e o início do século XIX, que moldaram a modernidade até os dias atuais.

O contexto local fica por conta do historiador e diretor do Museu Histórico de Palmeira, Paulo Tauffer e o escritor e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, Rogério Lima.

 

 

Imagem/Projeto Colabora

Deixe um comentário