Na última semana de dezembro do ano passado, o Ministério do Trabalho divulgou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), os quais mostram que no município de Palmeira o saldo de empregos formais – com carteira assinada – no último mês de novembro fechou negativo, com o cancelamento de 42 vagas de trabalho.
As estatísticas do Caged mostram, também, que em novembro foram realizadas em Palmeira 321 contratações de trabalhadores com carteira assinada e efetuadas 363 demissões, o que resultou no saldo negativo.
Em 2022, o mês que apresentou melhor resultado continua sendo o de abril, quando foram abertos 80 postos de trabalho no município, seguido de maio, com 73, de março e de fevereiro, quando foram abertos 69 e 65 postos de emprego formal em Palmeira, respectivamente, agosto vem depois, com 63, seguido de junho, com 48 e de janeiro, com 46 vagas abertas.
Já novembro passa a ser o mês do pior desempenho, com 42 postos de trabalho fechados, enquanto em outubro foram 33 e em julho foram duas vagas canceladas.
Mesmo com o saldo negativo de novembro, os dados do Caged mostram que se mantêm positivos os números de 2022 e também o do período dos últimos 12 meses.
No ano passado, entre janeiro e novembro, foram abertas 379 vagas de emprego com carteira assinada nos dez primeiros meses do ano. Já no acumulado dos últimos 12 meses, período de dezembro de 2021 a novembro de 2022, os números mostram a criação de 304 postos de trabalho formal no município de Palmeira.
Faltando agora apenas os dados de dezembro de 2022, os números de geração de empregos no município devem se manter positivos, mas há uma preocupação quanto ao ritmo de fechamento de vagas