O programa ‘E Por Falar em Cultura’ retorna nesta quarta-feira (25) recheado de novidades para sua segunda temporada pela CRUZEIRO 98.3 FM. A atração semanal terá o retorno do apresentadores: Maestro Nélson Lopes, do cartunista Irapuan Luiz e o músico e artista visual, Didi Fiorucci
Dentre as atrações que marcam o início da temporada 2023, a participação dos músicos Douglas Schulli tocando sax e Davi Ianke. Além das novidades da agenda cultural, destacando a oficina de música de Curitiba e o espetáculo internacional Shen Yun que se apresentará em março na Capital.
No quadro ‘Cultura Pop’, o programa vai destacar a temporada de premiações do cinema, com o Globo de Ouro e os indicados para o Oscar 2023.
Serviço
O programa ‘E Por Falar em Cultura’ vai ao ar semanalmente pela CRUZEIRO 98.3 FM, às 13h00 todas as quartas-feiras.
Conheça os apresentadores
Nélson Lopes é proprietário da Viena Produções Musicais, maestro da Orquestra Municipal de Palmeira, maestro da Banda Musical da Associação Menonita de Assistência Social (AMAS) de Porto Amazonas, professor e maestro da Orquestra Tom Jobim Associação Menonita de Assistência Social (AMAS) de Palmeira.
Nélson atua também como diretor musical, pianista e violonista do Grupo de Música Brasileira “Vinil Brasil”, pianista e contrabaixista do Grupo Instrumental Viena.
Irapuan Luiz, quadrinista e músico curitibano radicado em Palmeira, tem créditos em publicações nos Estados Unidos como a revista Heavy Metal Magazine, a editora IDW Publishing e editoras independentes. No Brasil, a obra de co-autoria “The Major” foi indicada ao prêmio HQ MIX em 2009 na categoria webquadrinhos.
Autor da revista independente “Assombrado Retumbante- Lendas de Palmeira”, publicada em 2011 e 2012, desenvolvida com alunos de desenho. Como músico, Irapuan participou de bandas de rock em Curitiba e desde 2018 é integrante da Orquestra Municipal de Palmeira.
É apresentador e roteirista do programa “Podcast da OMP”, da Orquestra Municipal de Palmeira. Atualmente está trabalhando na Graphic Novel “A Jornada de Xuanzang”, que é apoiada pela Lei de Incentivo da Fundação Cultural de Curitiba e será lançada em 2022.
Didi Fiorucci é formado em escultura pela EMBAP/UNESPAR, músico, compositor, artista visual e produtor cultural nascido em Curitiba. Já tendo trabalhado na produção de histórias em quadrinhos aos 14 anos, começou a apresentar suas composições musicais, assim como seu trabalho com produção cultural aos 16 anos, em Palmeira.
É criador da série de eventos “Poeme-se”, que teve seis edições de 2014 até 2019, em Palmeira, tomando forma de festival e reunindo música, poesia, artes visuais, entre outras manifestações artísticas.
Lançou o disco “A Manhã” em 2018 e o EP “Casa” em 2021 com a banda Didi Fiorucci & Os Viajantes do Tempo, projeto musical com o qual se apresentou durante esse período em Curitiba e pelo Paraná.
Hoje, além de outros empreendimentos de produção cultural, gestão e coordenação de projetos, segue sua trajetória artística, tanto na música como nas artes visuais.