O Censo 2022 deve ser concluído e ter seu resultado final divulgado no próximo mês de abril, segundo informou na semana passada o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão responsável pela condução do levantamento de contagem da população em todo o país. Em Palmeira, segundo dados abertos encontrados no site do Censo, dos 76 setores censitários em que o município foi dividido, em 66 a coleta de dados já foi concluída.
Com mais de 86 % dos setores com a coleta de dados concluídos, falta terminar o trabalho dos recenseadores em nove desses setores e em um deles o trabalho sequer foi iniciado, segundo consta no site de acompanhamento do Censo.
O IBGE alega ter encontrado diversos problemas para realizar o recenseamento da população, que vão desde as dificuldades para contratar recenseadores até a recusa de muitas pessoas em receber os profissionais e prestar informações para o Censo. Em Palmeira, foram abertos quatro editais para a contratação de recenseadores e em todos não foi preenchido o total de vagas ofertadas.
Enquanto isso, muitos moradores de várias regiões da cidade, inclusive do Centro e de bairros mais densamente povoados, atestam que não receberam a visita de recenseadores a serviço do IBGE.
No Centro, um empresário, em cuja residência moram três pessoas, confirmou para a redação da Cruzeiro 98.3 FM, que nenhum recenseador apareceu para fazer a pesquisa. O mesmo testemunho é dado por uma comerciante que tem loja no Centro, mas reside no bairro da Vila Maria.
Questionário
Quem ainda não respondeu ao questionário do Censo é orientado pelo IBGE a ligar para o 0800 721 8181, que estará disponível até o próximo dia 20. Na ligação, será fornecjda uma senha para acesso ao formulário do Censo 2022.