Participando do Torneio Aberto Internacional de Wushu, nos últimos dias 11 e 12, em Atenas, na Grécia, o lutador Fabiano Oliveira, de Palmeira, conquistou o título da categoria até 65 quilos. Esta foi a primeira competição internacional do atleta fora do continente americano, onde já havia ganhado competições no Brasil, Argentina, Paraguai e México.
Fabiano embarcou para a Grécia no dia 6 e enfrentou mais de 20 horas de voo e muito frio em terras gregas, em pleno inverno. Mesmo assim, ele não descuidou da preparação para as lutas, chegando ao torneio na sua melhor forma física e mental.
No último dia do torneio, nas semifinais Fabiano enfrentou um lutador mexicano, no que ele considerou uma luta dura, pois o adversário tem uma boa técnica de golpes de chute, o que dificultou a aproximação e provocou danos físicos nas pernas do brasileiro. Mesmo assim, usando técnicas de quedas e muita movimentação, Fabiano venceu e habilitou-se para a decisão do título na categoria, contra um lutador italiano.
Na luta decisiva, o adversário, mais jovem, mais forte e muito veloz, conforme descreveu o próprio Fabiano, apresentou uma boa técnica. Sentindo dores nas pernas e nos joelhos, principalmente, resultado da luta contra o mexicano, viu-se obrigado a abrir mão de alguns golpes e usar mais estratégia e a sua experiência, uma vez que o italiano tentava usar os contragolpes para atingi-lo, o que deixou a luta mais travada. Embora tenha sido atingido por golpes fortes desferidos pelo adversário, Fabiano usou novamente técnicas de quedas e chutes para atingir o adversário, o que acabou dando resultado, garantindo a vitória do brasileiro por pontos.
Aprendizado e experiência
Além de competir, Fabiano aproveitou a participação no evento na Grécia para aprender mais sobre o esporte. Ele afirmou que ver a organização do evento, as técnicas de aquecimento e luta dos atletas de vários países, destacando os chineses, ajudou a melhorar seu conhecimento, o que poderá aplicar não só como lutador, mas também como professor em sua academia, em Palmeira, transmitindo seu aprendizado e sua experiência para seus alunos.