No Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves foram utilizadas urnas eletrônicas para a votação. Foto - Divulgação

Aconteceu nesta quinta-feira, dia 9, o primeiro turno da eleição para o Parlamento Jovem de Palmeira. Em 14 escolas e colégios do município, os estudantes aptos a votar puderam optar entre as 36 candidaturas registradas, sendo de 21 meninas e 15 meninos. Mais de 3 mil estudantes participaram da votação, segundo informado pela coordenação do programa de politização.

No Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves foram utilizadas duas urnas eletrônicas para a votação, o que agilizou o processo de votação e apuração dos 722 votos, dos quais 704 válidos, 11 nulos e sete em branco.

Na parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), para a realização da eleição no Colégio, foram confeccionados 847 títulos de eleitor a serem utilizados somente na eleição do parlamento jovem, além de caderno de votação. Todos os alunos que votaram ganharam seu comprovante de votação.

Segundo a coordenadora do Parlamento Jovem, Karina Vanessa Albano, este ano o uso da urna eletrônica foi em forma de teste, mas que no ano que vem deve ser assinado convênio a Justiça Eleitoral para que em todas as escolas a eleição seja realizada com o uso do equipamento.

Segundo turno e posse

Os nomes dos estudantes eleitos não foram divulgados, a fim de que se mantenha o sigilo para que participem do segundo turno, na próxima terça-feira, dia 14. Na ocasião, cada um dos 14 eleitos nos estabelecimentos de ensino fará um discurso de até 5 minutos, no qual vai explanar sobre porque quer ser um parlamentar jovem.

Uma banca avaliadora formada por vereadores vai atribuir notas aos discursos e os estudantes que obtiverem as nove melhores notas serão eleitos vereadores jovens titulares, enquanto os outros cinco ficarão na condição de suplentes.

A posse dos parlamentares jovens será realizada em sessão solene, na quinta-feira da semana que vem, dia 16.

Deixe um comentário