Foto - Vagner Kachimarki

Na sessão ordinária da Câmara Municipal da última terça-feira (14) o vereador Vagner Kachimarki, do PROS, utilizou a tribuna para denunciar o que avaliou como crime ambiental no aterro sanitário do município, popularmente chamado de lixão.

O parlamentar relatou visita que fez ao aterro, na localidade de Faxinal dos Silva e disse ter ficado horrorizado com a situação que encontrou, isentando os funcionários da empresa terceirizada responsável pela operação do aterro, dizendo que estão sem condições adequadas de trabalho.

Além disso, relatou que o trator de esteira que está no local não tem lamina, sem condições de trabalhar, que há uma montanha de lixo com altura de quase seis metros, fora da trincheira

O vereador afirmou que a coleta do chorume, prevista em contrato com a empresa terceirizada que cuida do local, também não está sendo feita, o que deveria acontecer quinzenalmente.

Em vídeos e fotos feitos pelo parlamentar e que já circulam nas redes sociais, mostram o chorume sendo descartado em área verde, sem o tratamento correto para o resíduo. O vereador ainda contou ter feito denúncia no Ministério Público, Instituto Água e Terra – IAT – e Polícia Ambiental.

Prefeitura Ignora

O jornalismo da CRUZEIRO 98.3 FM contatou a assessoria de comunicação ainda na quarta-feira (15) para saber um posicionamento do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Cultura, Turismo e Comunicação, Rodrigo Haniskievicz, sobre as denúncias.

Questionamos se somente resíduos orgânicos estão sendo destinados ao aterro, também quanto ao trator de esteira, que segundo o vereador, está fora dos padrões colocados na licitação.

Também perguntamos qual a vida útil do aterro e se a coleta do chorume é prevista em contrato e qual a regularidade da retida do dejeto.

Perguntamos ainda sobre o lixo fora das trincheiras e qual seria o problema operacional para tal incidente, mas não recebemos resposta para nenhum dos questionamentos.

Somente ontem, quinta-feira (16) a Prefeitura emitiu uma nota curta, dizendo que está investigando possíveis irregularidades e que empresa será notificada para prestar esclarecimentos.

Além disso, a Prefeitura afirmou que na quarta-feira (22) será iniciado o transbordo dos resíduos sólidos orgânicos para a Unidade de Transbordo Licenciada em Ponta Grossa, paralisando a operação, restando a manutenção, monitoramento e melhorias.

Deixe um comentário