O governo do Paraná confirmou, nesta sexta-feira, dia 31, o índice de 13,25% de reajuste para todos os professores, PSS e efetivos, na ativa e aposentados da rede estadual de ensino. O percentual é a diferença entre o salário básico da classe 1 da Licenciatura Plena e o Piso Nacional do Magistério (R$ 4.420,55 para 40 horas/aula semanais).
O reajuste se dá conforme reivindicação da Campanha Salarial da APP-Sindicato, iniciada em janeiro, segundo a entidade. Já funcionários(as) de escola receberão 5,79% da Data-Base. O índice contempla a inflação acumulada em 2022, mas deixa de fora as perdas salariais acumuladas desde 2016, de acordo com a APP.
A APP-Sindicato informou que segue na luta para buscar uma recomposição superior à inflação para os funcionários, que têm hoje os menores salários do Estado e não receberam qualquer das gratificações concedidas a outras categorias.
Reajuste geral
Na sexta-feira, também, o governo do Estado confirmou reajuste geral de 5,79% para os cerca de 271 mil servidores ativos e inativos do Estado do Paraná. No entanto, a proposta do governo será enviada para análise de Assembleia Legislativa do Paraná por meio de um projeto de lei, o que deve ocorrer em julho. O estudo técnico conduzido pelo Poder Executivo estima que o impacto aos cofres estaduais será de quase R$ 2 bilhões ao ano. Os reajustes devem começar a ser pagos a partir do mês de agosto a toda a folha.