Enquanto em outros municípíos do Paraná a vacinação contra a gripe já havia começado a partir de terça-feira, dia 28, somente na sexta-feira, dia 31, as aplicações de doses começaram no município de Palmeira. Segundo a Secretaria de Saúde, as 2 mil doses recebidas durante a semana foram distribuídas às unidades de saúde e a vacinação já está ocorrendo. De acordo com o Ministério da Saúde, em Palmeira, o público-alvo é composto por 13.016 pessoas dos grupos prioritários.
Na primeira etapa, serão vacinados diversos grupos prioritários, incluindo crianças de seis meses a 5 anos, gestantes, puérperas, pessoas com mais de 60 anos, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente e comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e professores. Cada pessoa que está nos grupos prioritários para vacinação deve procurar sua Estratégia de Saúde da Família de referência para obter maiores informações sobre dias e horários de administração da vacina.
As doses recebidas até o momento serão aplicadas de forma progressiva. Assim que novas remessas de vacinas forem enviadas, a campanha será ampliada para atender cada vez mais pessoas, de acordo com a Secretaria de Saúde.
Proteção
A vacinação contra a gripe é essencial para proteger a população, especialmente durante o inverno, época em que a doença costuma se espalhar com mais facilidade. Além disso, é uma forma importante de prevenir complicações e evitar sobrecarregar o sistema de saúde em meio à pandemia de COVID-19. Por isso, é fundamental que todos os grupos prioritários sejam imunizados e que a campanha de vacinação seja divulgada amplamente para alcançar o maior número possível de pessoas.