Foto - Prefeitura de Palmeira / Divulgação

Os escorpiões são animais venenosos que podem representar um risco à saúde pública, especialmente em áreas urbanas. Com o aumento da urbanização, é cada vez mais comum a presença desses animais em locais como residências, parques e terrenos baldios. Para garantir a segurança da população e prevenir acidentes com escorpiões, os agentes de endemias desempenham um papel fundamental na busca ativa desses animais.

Na tarde desta quarta-feira, dia 12, os profissionais da Secretaria de Saúde de Palmeira estiveram em ação, realizando inspeções minuciosas em áreas de risco, utilizando equipamentos específicos e fornecendo orientações à população.

Na natureza existem mais de mil espécies de escorpiões e os tipos mais comuns na região são: os marrons e os amarelos, sendo este último, considerado mais venenoso. Em caso de acidente, as pessoas devem procurar, imediatamente, um atendimento médico.

Para que não ocorram casos de presença e até mesmo infestação de escorpiões é importante evitar acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das residências; em casas e apartamentos, utilizar soleiras nas portas e janelas, telas em ralos do chão, pias e tanques; afastar camas e berços das paredes; e evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão.

Deixe um comentário