O Prêmio Queijos do Paraná definiu os queijos que receberam as medalhas bronze, prata e ouro, ontem, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Produtos de Palmeira, de três produtores distintos, receberam premiações no evento.

Para definir os queijos bronze, prata e ouro, o júri analisou os 297 queijos inscritos a partir de critérios técnicos e sensoriais, de acordo com uma das 16 categorias. Ao longo da avaliação, cada queijo recebeu pontos de 0 a 20.

Os produtos que obtiverem 18 pontos ou mais foram premiados com medalha de ouro; entre eles, os queijos Colonial com Pimenta Verde, Gouda, Brie e Appenzeller, da Cooperativa Witmarsum, e o queijo Nozinho, da Queijaria Família Baptista, de Carolina Baptista.

Para receber medalha de prata, o produto alcançou pelo menos 16 pontos; entre eles, os queijos Minas Frescal e Ricota Fresca, da da Cooperativa Witmarsum, e o queijo Porungo – Caccio Cavalo, da Queijos Vany, de Jiceli Vantroba Comin.

O bronze ficou para os que atingiram 14 pontos; entre eles, o queijo Camembert, da Cooperativa Witmarsum.

Todos os queijos ganhadores de medalhas poderão exibir em seus rótulos o selo de premiação no concurso Queijos do Paraná.

O Prêmio Queijos do Paraná é promovido por um comitê gestor, formando pelo Sistema FAEP/Senar-PR, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Sebrae-PR e Sindileite-PR, com apoio de 28 entidades.

Deixe um comentário