O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) emitiu o aviso meteorológico sobre uma nova frente fria que se aproxima do Paraná e estará agindo a partir deste domingo, dia 11. Além da queda brusca das temperaturas, a frente fria deve provocar chuvas significativas até a próxima quinta-feira, dia 15.
Para Palmeira, a previsão do Simepar é de que a chuva chegue na segunda-feira, dia 12, já com grande volume, cujo acumulado pode ultrapassar 40 mm no dia. A chuva deve continuar até sexta-feira, dia 16, com previsão de acumulado, nos cinco dias, de mais de 110 mm.
Nesses cinco dias de ação da frente fria, além da chuva contínua, as temperaturas não devem apresentar grandes amplitudes térmicas. A mínima do período, na terça e na quarta-feira, deve ficar em 9ºC, enquanto a máxima, na sexta-feira, não deve ir além de 16ºC
Em todo o estado, a Região Metropolitana de Curitiba é a que deve receber o maior acumulado. Segundo a previsão, a região deve receber entre 80 e 150 mm. Em seguida, com 80 a 100 mm, estão as regiões Sul, Centro e dos Campos Gerais.
O aviso meteorológico do Simepar aponta para o alto risco de alagamentos e inundações em áreas vulneráveis aos episódios de chuvas. Ressalta, ainda, o grande risco de deslizamentos na região da Serra do Mar.