A partilha é inerente à agricultura familiar e à cultura camponesa, e esteve presente na manhã do último sábado, dia 17, na quarta edição da Partilha da Agroecologia, durante a Feira Orgânica de Palmeira. A feira acontece há mais de 20 anos, todos os sábados, na Praça Domingos Theodorico de Freitas, em frente ao Cemitério Municipal.
Aproximar quem produz comida de verdade de quem consome é um dos objetivos da ação. Do momento de celebração durante a Feira Orgânica participaram famílias agricultoras do Grupo São Francisco de Assis, em parceria com o Coletivo Triunfo e o programa local Paraná da AS-PTA.
Em clima junino, quem passou pela Feira pôde experimentar os sabores da Agroecologia, conhecendo também os saberes guardados pelas famílias agricultoras, que forneceram gratuitamente todos os alimentos do Café da Partilha. Além de provar o bolo de fubá crioulo e outras delícias, a manhã foi regada de cultura popular com música raiz ao vivo.
E, como não poderia faltar, uma mandala com sementes, mudas e alimentos foi preparada e compartilhada ao final, como convite para que as pessoas levassem um pouco da agroecologia para multiplicar em suas casas. Selando a proteção e prosperidade para os que produzem e as pessoas que consomem os alimentos ali partilhados, foi realizada uma benção dos alimentos.
Feirantes passam conhecimento
Quem quiser conhecer mais detalhes sobre como são produzidos esses alimentos, o que é a agroecologia e qual a diferença entre as formas de cultivo, pode conversar com as famílias feirantes. Os produtores estão prontos para passar seus conhecimentos sobre os sabores, saberes e diversidade desses alimentos, todos os sábados, na Feira Orgânica, que funciona das 6 às 11 horas.