Foto - Reprodução

O boletim epidemiológico semanal da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) divulgado na terça-feira, dia 20, traz mais uma notificação de caso suspeito de dengue em Palmeira, que agora soma 34 notificações no atual período epidemiológico, iniciado em julho de 2022. No entanto, mostra também que aumentou para cinco o número de casos confirmados para dengue no município, com mais duas confirmações na última semana.

Desses cinco casos confirmados de dengue em Palmeira, três são importados, contraídos em outro município, mas dois são autóctones, ou seja, contraídos em Palmeira. Isso mostra que existem no município mosquitos Aedes aegyti contaminados com o vírus transmissor da doença.

Ainda, que 25 casos notificados como suspeitos para dengue foram descartados após exames, três estão em investigação e um é considerado inconclusivo, ou seja, não se pode afirmar com certeza tratar-se ou não de dengue.

A SESA aponta, no boletim, que entre os 34 casos suspeitos notificados no município, nove deles são prováveis, três a menos do que na semana anterior, quando eram apontados como 12 os casos prováveis para dengue em Palmeira.

Ações para cuidados com a dengue

Na terça-feira, a Estratégia de Saúde da Família do Rocio II realizou atividade na Escola Municipal Integral Nossa Senhora do Rocio, dentro do Programa Saúde na Escola. A Agente de Combate a Endemias referente a dengue, Luciane Bordinhão, falou para mais de 210 crianças.

O objetivo foi ensinar a identificação e eliminação de prováveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de informar sobre a doença, desde os sintomas, como adquirir a doença, como detectar o criadouro do mosquito, como eliminar os focos, as características do mosquito, os cuidados entre vários outros assuntos pertinentes a Dengue.

Na ocasião, a Estratégia de Saúde da Família realizou distribuição de cartilhas e panfletos para todas as crianças replicarem os ensinamentos dentro do ambiente familiar, facilitando assim o combate aos focos dentro da comunidade. Durante os próximos meses mais atividades serão realizadas em conjunto com a Escola.

Deixe um comentário