Alguns municípios já iniciaram a recepção dos novos profissionais do programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, que irão atuar na saúde pública. Para Palmeira são três profissionais que tiveram suas vagas homologadas. São dois médicos brasileiros, Bernoudje Noel e Denise Cabral Chagas Rocha, e uma estrangeira, Daniela Justiniano Suarez.
Os profissionais recém-chegados a Palmeira, após receberem as boas vindas, conhecerem a estrutura da saúde pública do município e serem integrados a equipe da Secretaria de Saúde, passam a atuar nas Estratégias de Saúde da Família Central, Rocio e Witmarsum.
No último dia 19, o Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, disponibilizou o resultado definitivo da indicação das vagas selecionadas considerando as escolhas dos candidatos, a pontuação, os critérios de desempate elencados em edital, a classificação obtida por cada candidato, bem como a designação de alocação ou não do profissional.
O programa Mais Médicos oferece a bolsa no valor de 12.386,50, além de auxílio-moradia e auxílio-alimentação, pagos pelos municípios.
No período de contrato, de quatro anos, os profissionais fazem cursos de aperfeiçoamento, especialização, mestrado e residência. Os beneficiados pelo Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) que participarem e permanecerem no programa vão receber incentivos. Os médicos do FIES aprovados e que cumprirem o programa de residência em Medicina de Família e Comunidade em áreas de vulnerabilidade também vão receber auxílio do Ministério da Saúde.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Mais Médicos tem como objetivo diminuir a carência de profissionais nas regiões prioritárias para o SUS, com o objetivo de reduzir as desigualdades regionais na área da saúde; ampliar a inserção do médico em formação nas unidades de atendimento do SUS, desenvolvendo seu conhecimento sobre a realidade da saúde da população; e aperfeiçoar médicos para atuação nas políticas públicas de saúde e na organização e no funcionamento do SUS.