Na última sexta-feira, em Blumenau, Santa Catarina, aconteceu o evento de premiação da quarta edição do Prêmio Queijo Brasil, o evento foi realizado no Parque Vila Germânica, e queijos produzidos em Palmeira receberam premiações.
Dos 1.045 queijos inscritos, que foram analisados pelo júri a partir de critérios técnicos e sensoriais, oito queijos palmeirenses produzidos pela Cooperativa Witmarsum foram agraciados com medalhas de Ouro, Prata e Bronze.
O queijo tipo Appenzeller ganhou medalha de ouro, já os queijos tipos Emmental, Ricota Fresca, Raclette e Colonial com Pimenta Verde (com Selo de Indicação Geográfica), ganharam medalhas de prata.
Os queijos tipos Camembert, Gouda e Colonial Natural foram premiados com medalhas de bronze.
O Prêmio Queijo Brasil é um ponto de encontro anual de âmbito nacional do setor artesanal do queijo e laticínios. Produtores, compradores e vendedores de todo o Brasil se encontram durante o evento.
O evento reuniu este ano queijos de 18 estados diferentes, representando 199 cidades e 606 queijos premiados, tornando o concurso um dos maiores eventos especializados em queijos artesanais produzidos em todo o Brasil.
A premiação é um reconhecimento ao desempenho e trabalho dos produtores exclusivos para pequenas e médias queijarias nacionais, valorizando e destacando uma experiência gastronômica única.