Sessão ordinária da Câmara Municipal de Palmeira aconteceu na terça-feira, dia 15, com a presença de todos os nove vereadores. Destaques para os pronunciamentos de dois vereadores – Vagner Kachimarki, do Solidariedade, e Marcel Pietralla, do PSBD, que criticaram a redução do percentual de repasse de recursos da Prefeitura para o Fundo de Desenvolvimento do Turismo (Fundetur) e os problemas no atendimento odontológico na saúde pública.
No expediente foram recebidos quatro requerimentos, duas indicações, uma emenda a projeto de lei e oito projetos de lei. Em seguida, dois vereadores usaram a tribuna da Câmara Municipal para pronunciamentos.
O primeiro a falar na tribuna foi o vereador Vagner Kachimarki, do Solidariedade, sobre turismo e lixo, recorrendo a plano de governo da administração municipal, que propõe incentivo ao turismo. Ele falou sobre projeto de lei em trâmite no Legislativo, que reduz o percentual de repasses para o Fundo de Desenvolvimento do Turismo, Fundetur, destinando o percentual retirado para a coleta e transporte de lixo. O vereador criticou a destinação, lembrando que o gasto anual com o lixo é de R$ 3,5 milhões.
Lembrou, ainda, da visita que fez ao aterro sanitário, em maio, quando encontrou uma trincheira parcialmente utilizada e dada como encerrada, para que o lixo seja levado a aterro em Ponta Grossa. Por fim, pediu aos vereadores para refletirem sobre o projeto de lei, que tira do fomento ao turismo para colocar no lixo, literalmente, como afirmou o vereador.
Depois, o vereador Marcel Pietrala, do PSDB, falou sobre os quatro meses sem atendimento a pacientes no Centro de Especialidades Odontológicas, dizendo que os servidores são obrigados a dispensar pacientes. Ele criticou a falta de manutenção preventiva e corretiva nos equipamentos, o que ocorre já há três anos, inclusive impedindo realização de cirurgias porque as auto-claves, que servem para esterilizar os instrumentos, não funcionam.
O vereador do PSDB disse, também, que há falta de gestão na aplicação dos recursos públicos, com desculpas e mais desculpas, da secretária de Saúde, do prefeito e do vice-prefeito, que prometeram em campanha eleitoral prioridade para a saúde, citando ainda outros problemas na saúde pública, como a falta de médicos.
Ordem do dia e explicação pessoal
Na ordem do dia foram votados e aprovados dois requerimentos, três indicações e uma emenda em votação única, 11 projetos de lei em votação em primeiro turno e um projeto de resolução em votação em segundo turno, em definitivo.
Em explicação pessoal, o vereador Lucas dos Santos, do União Brasil, falou sobre o evento que discute a violência contra mulher, realizado ontem e hoje, em Palmeira. Ainda, o vereador Jovane Ferreira, do PSDB, falou sobre a entrega de plaina agrícola para a comunidade de São Pedro.
A próxima sessão ordinária da Câmara Municipal será realizada na terça-feira da semana que vem, dia 22.