Decreto de exoneração do secretário de Desenvolvimento Urbano, Diego José Lopes, foi publicado na edição de hoje, dia 24, no diário oficial.
A partir desta quinta-feira, a pasta fica sem comando, visto que não foi publicado e nem anunciado quem será o novo titular. Na secretaria de Desenvolvimento Urbano já foram três trocas de comando, assumiu com Belich, em 2021, Fernando Capraro, que foi substituído em 2022 pelo engenheiro de fora do município, Diego Lopes, que deixou o cargo.
Com a vacância, o executivo deve nomear outro secretário nos próximos dias, para que conclua obras que ainda ficaram da administração passada, como a marginal da PR 151, que se arrasta para conclusão há mais de dois anos.
A assessoria de comunicação da Prefeitura de Palmeira não informou quais foram os motivos da exoneração, nem quem será o novo secretário da pasta.
Com sua saída, na dança das cadeiras do governo do prefeito Sério Belich, do União Brasil, nenhum dos secretários de atividades fins, originalmente nomeados, continuam no governo, com exceção do secretário de assistência social, Mario Wieczorek.
Ao total foram 14 trocas no primeiro escalão de comado da Prefeitura de Palmeira desde que o Prefeito Sérgio Belich, do união Brasil assumiu. As diversas trocas trazem sensação de instabilidade na continuidade de políticas públicas e obras para a comunidade.
Na Secretaria de Educação, três mandatárias já passaram pela pasta: Andrieni Caldas de Paula ficou a frente no período de transição, substituída por Márcia Muchinski, que seguiu no cargo até março de 2022. Márcia Regina Pereira Ristow foi nomeada na sequencia e segue a frente da educação.
Na Saúde também foram três trocas, Giovatan de Souza Bueno, que desde janeiro de 2021 ocupava o cargo, pediu exoneração em maio de 2022, Simone de Chave, atuou interinamente até a nomeação da atual secretária, Ana Paula Marques, que aconteceu em maio de 2022.
Na Secretaria de Desenvolvimento Rural, com a saída de Antônio Fernando Voltarelli em agosto de 2022, após se envolver em polêmicas e quase enfrentar uma CPI na Câmara Municipal por ter licitado máquinas para adequação de estradas rurais fora das especificações previstas em edital. Antônio Elves Cocheva foi nomeado e segue a frente da pasta até o momento.
No comando da Secretaria de Gestão Pública e Finanças, Marcos Antônio Bordinhão ficou até 31 de janeiro de 2023, quando deu lugar a uma nova secretária para a pasta, Patrícia Philippsen, que segue atuando e enfrenta uma grave crise financeira nos cofres públicos.
Na secretaria de Meio Ambiente, Cultura, Turismo e Comunicação, Rodrigo Moraes Haniskievicz, deixou a pasta em 1º de junho de 2023, ele foi substituído pelo atual secretário, Igor Henrique Michalski Moreira.
O jornalismo da CRUZEIRO questionou a Prefeitura de Palmeira sobre os motivos de diversas trocas, se existem problemas de relacionamento ou divergências no modo de gerir mas não obteve nenhuma resposta.