Quase 250 prefeituras de todo o Paraná prorrogaram prazo de contrato coma Sanepar para operação da companhia nos municípios até 2048.

Segundo a Sanepar, a prorrogação é fundamental para que o Paraná cumpra e antecipe as metas do Marco do Saneamento.

Em Palmeira, a Sanepar atua desde 2009 sem contrato, o município deve firmar contrato com a companhia nos próximos meses, segundo informado pela secretária de Desenvolvimento Urbano, Andreza Schmidt Gonçalves, que participou no último dia 9
do Fórum Estadual “A Cidade e o Saneamento – Fundo Municipal de Saneamento”, realizado em Curitiba.

Na quarta-feira, a Sanepar informou que o fundo de investimento americano BlackRock Inc comprou 5,1% de ações da companhia, o maior fundo de gestão de ativos do mundo, com
US$ 9,57 trilhões sob sua responsabilidade.

A título de comparação, o Produto Interno Bruto do Brasil é estimado em USD 1,6 trilhões, quase seis vezes menor que o controlado pelo BlackRock.

O volume de recursos e o poder acionário controlado por fundos como este foi alvo de um relatório do American Economic Liberties Project que pede mais regulamentação para o setor.

Atualmente a Sanepar é uma empresa de capital aberto cujo maior acionista, com 60% das ações com direito a voto, é o Governo do Paraná, que recentemente privatizou a Copel.
Existem indícios de que o governo está preparando, também, a privatização da Sanepar.

 

Deixe um comentário