Na terça-feira, dia 06, aconteceu sessão ordinário na Câmara Municipal de Palmeira e mais uma vez o vereador Lucas Santos, do União Brasil, falou e não justificou ausência, ele iniciou o mês novembro sem comparecer a suas obrigações parlamentares.
Das oito sessões que foram realizadas no mês anterior, em outubro, o parlamentar falou metade, foram cinco ordinárias e três extraordinárias, Lucas teve 50% de aproveitamento no mês, já os outros oito vereadores, no mesmo período de outubro não tiveram nenhuma falta, justificada ou não.
Disparado em ausências no serviço público para qual foi eleito, o vereador é de longe o menos participativo no ano de 2023, das 55 sessões realizadas, entre plenárias ordinárias, excardinarias e de julgamento, Lucas faltou 12 delas, apenas uma com justificativa aceita durante todo esse ano.
De janeiro a novembro de 2023, o vereador Lucas faltou 21.8% das sessões, como comparativo, os vereadores Odair José Sanson Junior, do PSD e o vereador Rogério Czelusniak, do PMB ficam empatados em segundo lugar como mais faltosos, com três faltas cada um, oito a menos que o primeiro colocado em ausência, o Vereador Lucas Santos.
No ano anterior, 2022, o cenário se repete, o Vereador Lucas Santos, das nove faltas que teve, apenas três foram justificadas, as demais constam no relatório de presenças e ausências disponível no site da Câmara Municipal de Palmeira como não justificadas.
Das 60 reuniões realizadas no ano de 2022, o vereador falou 15% delas, o que lhe colocou no ano, mais uma vez, como o vereador que menos compareceu a suas obrigações parlamentares.
Comparando o segundo colocado em faltas no ano de 2022, o vereador Rogério Czelusniak, do PMB, teve seis faltas, três a menos que Lucas, com a diferença que a maioria das faltas de Czelusniak tiveram justificativa.
Em 2021, primeiro ano de mandato para qual o vereador Lucas foi eleito, apenas uma das suas quatro faltas no ano foram justificadas. Somadas as faltas dos três anos do vereador, até o momento, é disparado o que mais faltou, com 25 faltas.
O vereador que fica em segundo lugar com mais faltas, contabilizando os três anos de mandato até o momento, foi Rogério Celuzniak, com 9 ausências, mesmo assim não consegue chegar a metade das faltas que Lucas teve ate o agora.
O jornalismo da CRUZEIRO 98.3 FM fez contato com o vereador e questionou, se Lucas já sabia que seu trabalho em uma empresa local não lhe daria possibilidade de estar em todas as sessões, porque mesmo assim concorreu? Perguntamos também o que ele poderia dizer aos eleitores que esperavam uma participação maior dele na vida pública. O vereador também foi questionados se essas faltas não prejudicam seu trabalho parlamentar e o atendimento a comunidade, mas não obtivemos respostas pra nenhum dos questionamentos.
Você pode conferir o relatório de ausência e presença da Câmara Municipal de Palmeira AQUI