No último domingo (26), na cidade de Perugia, na Itália, Fabiano Oliveira, lutador palmeirense de sanda, mais conhecido como kickboxing, disputou desafio internacional dentro do 31º Campeonato Italiano de Kung Fu. Ele foi especialmente convidado para lutar no evento, que reuniu mais de 500 atletas, desde crianças até idosos.
No confronto principal do programa da modalidade sanda, categoria elite, Fabiano enfrentou o italiano Matteo Menconi, na categoria até 65 quilos, e, em decisão dos jurados do combate, acabou derrotado por pontos.
A performance do brasileiro foi bastante elogiada, uma vez que conseguiu sustentar-se diante da luta agressiva do adversário, 20 anos mais jovem e tido como uma grande esperança da Itália para vencer competições internacionais defendendo as cores do país.
Na segunda-feira (27) à noite, já de volta ao Brasil, quando estava no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o jornalismo da CRUZEIRO 98.3FM fez contato com Fabiano. Ele disse avaliar sua participação no evento como positiva, pois além de ter feito um grande combate, embora não tenha conseguido nocautear o adversário, o que era seu objetivo para vencer, também fez muitos planos para o futuro.
Sobre isso, Fabiano adiantou que está em projeto um evento Brasil versus Itália, para fevereiro de 2025, em Palmeira, com o mesmo promotor de eventos que realizou o campeonato na Itália. Segundo ele, se isso acontecer será um marco para as lutas na cidade de Palmeira e também no Paraná.