Proibidos em Palmeira desde 2019, os fogos de tiro têm como alternativa os fogos de cores, que são todos liberados. No entanto, ainda há quem adquira e use fogos com estampido, que provocam perturbação e transtornos, especialmente para bebês, autistas, doentes acamados e animais.
Lei municipal proíbe o uso de fogos com estampido, embora frequentemente infrações sejam cometidas, há que se considerar, também, os riscos de acidentes que queimaduras, lesões no ouvido e outros órgãos que os fogos com tiro podem provocar em que usa ou esteja por perto, devido ao manuseio inadequado.
Segundo a Associação Industrial e Comercial de Fogos de Artifícios do Paraná (Aincofapar) confirma que, no começo foi ruim para o segmento, que viu as vendas caírem, contudo, com o tempo, porém, o cenário foi mudando.
O setor promoveu uma adequação do mercado e agora está vendendo até mais do que antes da pandemia. O crescimento do setor, inclusive, se deve em parte pela nova
legislação, porque os fogos de cor têm valor maior, então isso agrega na venda, no ticket final.
A associação destaca, ainda, que os fogos de artifício, desde que foi ajustada a Lei de Pirotecnia, melhoraram muito no que diz respeito aos efeitos plásticos, efeitos coloridos.