Foi em 21 de novembro, que o Prefeito de Palmeira anunciou nas redes sociais que os recursos para a decoração natalina deste ano seriam investidos em outras áreas. Sem explicar exatamente onde seria o investimento, aproximadamente 200 mil reais, Belich afirmou em um vídeo curto e não muito explicativo, que o montante seria remanejado para onde existisse necessidade e maior demanda.
O reflexo da decisão foi um comércio enfraquecido, e com dificuldade de superar metas de vendas. Isso porque, aqueles que tem carro optaram por passear, e também comprar em cidades que a decoração natalina foi montada.
Famílias com crianças buscam esses destinos como opção para os pequenos entrarem no clima das festas de final de ano, se divertirem e até mesmo conhecer o Papai Noel, velhinho do imaginário infantil que distribui brinquedos e doces.
Não só a vizinha Ponta Grossa é destino pela decoração e por centralizar um polo de compras com shopping e lojas, as cidades menores como Porto Amazonas e são João do Triunfo entraram no roteiro dos palmeirenses para visitar as ruas iluminas e aproveitar a programação natalina que segue nas duas cidades ainda durante essa semana.