Com obras atrasadas e questionamentos sobre seu alto custo para poucas intervenções, a Praça Marechal Floriano Peixoto, a Praça da Matriz, foi reaberta há menos de três meses, e um problema que já era discutido ainda em 2021 volta à tona: a escuridão e a insegurança.
Naquele ano, a discussão que dominava as redes sociais era a falta de segurança e iluminação no local. Entre vídeos de brigas e discussões calorosas sobre políticas, culpados e estratégias para resolver o problema, até um projeto de lei que gerou polêmica chegou a ir para votação na tentativa de resolver a escuridão da Praça da Matriz.
Foi o vereador Egon Krambeck (União Brasil) que havia sugerido, em outubro de 2021, proibir a venda de bebidas alcoólicas pelos comerciantes da Praça, como medida para conter a violência. Porém, o projeto foi derrubado por pressão do comércio local.
Agora, recém reformada, a escuridão voltou na Praça da Matriz. A reforma feita no coração cultural de Palmeira substituiu os antigos postes de aço fundido, que mediam mais de 4 metros de altura por outros menores, com aproximadamente 2 metros, de estilo republicano.
Baixos e sem resistência, parecidos com mobiliário de jardim, os postes são diversão para as crianças, que brincam de rodar nas luminárias e enfraquecem sua estrutura, o que não acontecia nos postes que foram retirados, por serem de aço fundido, bem maiores e mais resistentes.
Já os postes republicanos, por serem menores, ficam também mais suscetíveis a vandalismo. Hoje, apenas três dos 20 novos postes colocados têm iluminação.
O que oferece uma luz parcial na Praça são as lâmpadas da fonte, que se apagam em determinada hora da noite, colocando o local em completa escuridão.
A Prefeitura também optou por retirar o superposte central ao substituir as lâmpadas. Era ele quem oferecia uma iluminação ampla e inibia atos de vandalismo, venda de drogas e auxiliava as câmeras de segurança a captarem imagens nítidas de possíveis contravenções.
O jornalismo da CRUZEIRO 98.3 FM, questionou a Prefeitura de Palmeira quando à substituição das lâmpadas que já não funcionam, também qual foi o destino dado as luminárias antigas retiradas da Praça, bem como quando será feita a substituição dos postes que já estão com as estruturas danificadas. No entanto, até o fechamento desta matéria não recebemos respostas.