No ano passado, a Prefeitura de Palmeira registrou receita corrente líquida no valor de R$ 175 milhões 583 mil, o valor ajustado da receita corrente líquida ficou em R$ 171 milhões
974 mil.
É a partir desse valor que se calculam os limites de gastos com pessoa, que podem ou não resultar em medidas a serem adotadas para ajustes, incluindo exoneração de contratados em cargos comissionados, por exemplo, como forma de redução da despesa com pessoal.
Mas nenhuma medida foi necessária no caso de Palmeira, que em 2023 atingiu 47,39% da receita corrente líquida com gasto com pessoal, ficando bem abaixo do limite máximo permitido, de 54%. Também não chegou ao limite prudencial, de 51,3%, nem mesmo ao
limite de alerta de 48,6%.
Em 2023, não foi concedido reajuste salarial aos professores municipais pelo índice do reajuste do piso nacional do magistério, de 14,95%, a categoria teve reajuste e vencimentos pelo mesmo índice do reajuste geral dos servidores públicos municipais, de 5,93%.
No entanto, foram frequentas as manifestações e até mesmo paralisação de atividades por três dias reivindicando a diferença de 9% no reajuste dos salários dos professores.
Na ocasião, a administração municipal alegou que conceder reajuste por esse índice resultaria em atingir ao limite do gasto com pessoal, na prática, não foi o que aconteceu.