Vereadores jovens eleitos nas escolas participam de sessão do Parlamento Jovem em 2023. Foto: Câmara Municipal de Palmeira / Divulgação

Com o início das aulas do ano letivo de 2024, a Câmara Municipal de Palmeira iniciou também as atividades do programa Parlamento Jovem para 2024. O calendário de atividades começa em fevereiro e segue até dezembro.

Durante o mês de fevereiro, nas escolas aptas a participarem do programa, acontece a divulgação do programa e do calendário deste ano. Os estudantes interessados em participar, de instituições públicas e privadas de ensino, devem registrar suas candidaturas nas escolas participantes até o dia 7 de março.

No dia 12 de março, nas escolas, serão realizadas as eleições para escolha de seus representantes para a segunda fase, na qual os eleitos disputarão nove vagas como parlamentares jovens da 10ª edição do programa.

Segundo Vanessa Albano, assessora parlamentar e responsável pela coordenação do programa, nesse período cabe às escolas participantes divulgarem o Parlamento Jovem para os estudantes e, na sequência, os interessados devem informar para o responsável da instituição de ensino a vontade de concorrer à eleição.

“Os estudantes que quiserem participar do Parlamento Jovem devem primeiramente se candidatar, para então, serem escolhidos por seus colegas, pelo voto direto e secreto na eleição que acontece nas escolas, no dia 12 de março”, destaca a coordenadora.

Poderão se candidatar à uma vaga do programa Parlamento Jovem neste ano, estudantes matriculados em instituições públicas e privadas de ensino, menores de 18 anos, que cursem do 7º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio.

Segundo turno

O segundo turno das eleições acontece no dia 14 de março no plenário da Câmara Municipal, onde os 14 jovens escolhidos nas escolas terão até cinco minutos para explanarem sobre o tema “Por que quero ser um Parlamentar Jovem”. O discurso será avaliado por uma banca composta por vereadores e servidores do Legislativo, que atribuirão notas aos candidatos, e as nove melhores médias ocuparam as nove cadeiras da 10ª edição do Parlamento Jovem, sendo que os demais ficarão como suplentes.

No segundo turno, no momento da avaliação, os estudantes não poderão usar o uniforme da instituição de ensino que representa, como também não poderão se identificar nem pelo nome, nem o bairro ou localidade que reside, sob pena de desclassificação.

A posse dos eleitos como vereadores jovens acontecerá em sessão solene no dia 19 de março.

Deixe um comentário