Na terça-feira, dia 20, aconteceu sessão ordinária da Câmara Municipal, que contou com a presença de todos os nove vereadores. No expediente da sessão foram recebidos uma indicação, uma emenda modificativa a projeto de lei, um projeto de lei complementar, dez projetos de lei e os pareceres das comissões ao projeto de lei convocado para votação em primeiro turno.
Na tribuna, o vereador Rogério Czelusniak (PMB) foi o primeiro a fazer pronunciamento sobre transporte escolar, relatando que foi procurado por pais de alunos que reclamaram das condições de ônibus fornecido por empresa terceirizada, que tem sede em Rio Branco do Sul.
Disse ter conversado com o prefeito e com setor do transporte escolar, que notificaram a empresa a substituir os ônibus por outros em melhores condições, no prazo de dez dias, para transportar estudantes das localidades de Poço Grande, Vileiros, Correias e Queimadas.
Depois, o vereador Lucas Santos (União Brasil) falou sobre projetos da Procuradoria da Mulher para 2024, como o Semear, que vai levar informações sobre violência doméstica e familiar para as mulheres do campo.
Destacou a importância de informar sobre não só a violência física, mas também a psicológica, moral financeira e patrimonial, através de atividades itinerantes em localidades do interior do município, a partir do dia 8 de março.
E, ainda, o vereador Marcel Pietrala (PSDB) voltou a falar sobre a falta de medicamentos no Centro de Especialidades Médicas, como equipos, usados para a transferência de soro dos frascos para o corpo.
Também disse que estão sendo entregues embalagens de lei especial para crianças como volume pela metade.
Questionou a secretária de Saúde e o prefeito, cobrando o cumprimento de promessas de campanha, como a de Palmeira ter uma revolução na saúde, o que não aconteceu até agora.
Disse que há falta de investimentos na saúde pública, citando casos de demora para atender pacientes no Pronto Atendimento, questionando possível falta de médicos devido a muitas reclamações que tem recebido quanto a esse problema.
Finalizou dizendo que as pessoas que mais precisam da atenção da saúde pública são as que menos recebem atendimento.
A próxima sessão ordinária da Câmara Municipal será realizada na terça-feira da semana que vem, dia 27.