O Museu Histórico de Palmeira colocou em cartaz, na semana passada, na Central de Atendimento ao Cidadão, sede da Prefeitura de Palmeira, a exposição que presta homenagem a João Pedro Bacila, pioneiro do cinema em Palmeira. Conhecido como JP, ele tinha uma paixão absoluta pela sétima arte.
Ao longo de sua trajetória, dedicou-se ao estudo e análise de clássicos do cinema, à aquisição de equipamentos e à produção de filmes de sua própria autoria, além de fundar a Produções, Arte e Filmes (PAF), em 1976.
Entre suas obras, destaca-se “Cabra da Peste”, a história de um jagunço desertor do bando de Lampião que formou seu próprio grupo, carregando consigo um grande segredo. Com duração de 110 minutos e filmado em super 8mm, foi lançado em 1977.
No ano seguinte, realizou “Os Carniceiros”, filmado em 16mm e 35mm. Já em 1998, produziu “Vadico, o sertanejo”, uma comédia que contava também com todo o elenco formado por artistas palmeirenses.
Estão em exibição na exposição equipamentos que evidenciam todo o cuidado e amor pelo cinema que JP nutriu ao longo de sua vida. Todo esse acervo foi doado pela família do cineasta ao Museu Histórico de Palmeira, em 2023, após o falecimento de João Pedro. Além desse acervo, a exposição reproduz também o filme “Cabra da Peste”, obra inaugural do cinema em Palmeira.
A exposição está aberta à visitação pública, gratuitamente, na Central de Atendimento ao Cidadão (sede da Prefeitura de Palmeira) de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.