A Secretaria de Estado da Saúde divulgou na terça-feira (12) o boletim semanal da dengue no Paraná. O boletim confirma mais de 17 mil novos casos no estado, além de mais 12 mortes em decorrência da doença. Os dados do boletim mostram que no município de Palmeira aconteceram na última semana mais 11 notificações de casos suspeitos para dengue, mas nenhum caso novo foi confirmado.
Essas notificações aumentaram de 57 na semana anterior para 68 nesta semana, 11 a mais, portanto. No entanto, o número de casos confirmados de dengue permaneceu o mesmo, quatro.
Das 68 notificações de casos suspeitos no atual período epidemiológico, 30 foram descartadas para dengue, enquanto 34 ainda estão em investigação.
Lembrando que dos quatro casos confirmados três são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município, o que evidencia que existe circulação em Palmeira de mosquitos Aedes aegypti contaminados com o vírus que transmite a dengue. O outro caso é importado, em paciente que esteve em outro município quando contraiu o vírus.
Por isso, é importante e necessário que população aja no sentido de evitar a proliferação do mosquito, evitando assim mais casos de dengue em Palmeira.
Sintomas da dengue
Os sintomas da dengue são: febre, cefaleia, fraqueza muscular (adinamia), mialgias (dor muscular), dor nas articulação (artralgia) e a dor retro-orbitária.
A doença é dividida em três fases clínicas (febril, crítica e de recuperação): a fase febril ocorre nos primeiros três dias do início dos sintomas; a fase crítica ocorre após o terceiro dia, sendo a da diminuição da febre, podendo surgir os sinais de alarme (dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramento de mucosa); e a fase de recuperação ocorre aproximadamente no sexto dia evoluindo com progressiva melhora clínica.