Primeiro óbito por dengue no Paraná no atual período é de adolescente de 15 anos, moradora do município de Abatiá. Foto: Fiocruz / Divulgação

O informe estadual divulgado na tarde desta terça-feira (26) pela Secretaria da Saúde do Paraná confirma mais dois casos de dengue no município de Palmeira na última semana. São dois casos autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. Isso reforça o alerta à população para a presença e circulação no município de mosquitos Aedes aegypti infectados com o vírus da doença.

Com os números do mais recente informe, agora Palmeira soma sete casos de dengue no atual período epidemiológico. São cinco casos autóctones e dois importados, contraídos quando os pacientes se encontravam em outro município.

Também foram confirmadas no informe 17 novas notificações de casos suspeitos para dengue no município, elevando para 102 as notificações no período. Bem como, 31 casos suspeitos estão em investigação no momento, aguardando resultados de exames para confirmação ou não de dengue.

O informe estadual também registra que há 38 casos prováveis de dengue em Palmeira, número que é a soma dos casos confirmados e dos casos suspeitos que estão em investigação.

Mais 18 mortes por dengue

O informe semanal da dengue divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde registra mais 22.767 casos e 18 óbitos. Com esta atualização, o Paraná soma agora 135.961 casos e 77 óbitos em todo o Estado neste período sazonal (2023/2024).

As mortes são de pessoas entre 25 e 100 anos, sendo nove homens e nove mulheres. Nove pessoas não possuíam comorbidades. Elas foram registradas em diferentes Regionais de Saúde: São João (7ª RS), Luiziana (11ª RS), Mandaguari (15ª RS) e Cornélio Procópio (18ª RS) registraram um óbito; Cascavel (10ª RS), Apucarana (16ª RS) e Toledo (20ª RS), dois óbitos por município; Londrina (17ª RS), quatro óbitos; e na 8ª RS ocorreram quatro mortes, sendo duas em Ampére, uma em Cruzeiro do Iguaçu e uma em Nova Esperança do Sudoeste.

Deixe um comentário