A redação da CRUZEIRO recebe diversas denuncias de abandono de animais, desta vez o ouvinte denunciou o abandono de quatro cachorros em estrada rural próximo à localidade de Poço Grande.
Segundo informado, os cães foram abandonados por pessoa moradora da cidade e um deles aparenta estar ferido.
Lembrando que, de acordo com a Lei 9.605/98, artigo 32, a pena para quem comete o crime de maus-tratos aos animais, prevê três meses a um ano de detenção, e recentemente a pena para violência contra cães e gatos, aumentou de 2 a 5 anos de prisão.
A pena é aumentada de um sexto a um terço se o crime causar a morte do animal.
Abandono é considerado maus-tratos, pois os animais são seres sencientes, ou seja, capazes de sentir emoções como medo, tristeza e felicidade.
Ao ser abandonado o animal entra em sofrimento psicológico e físico, por não ter a capacidade de encontrar comida, água e abrigo.
Para o bem-estar devem ser mantidas as cinco liberdades definidas pela Organização Mundial da Saúde Animal: livre de fome e sede; livre de desconforto; livre de dor; livre de lesões e doenças; livre para expressar seu comportamento natural; livre de medo e estresse.
Maus-tratos, como o abandono de animais, podem ser denunciados á Polícia Civil pelo telefone 181 e também para a Polícia Militar pelo telefone 190, ou ainda através do site www.181.pr.gov.br.