Na sessão da Câmara Municipal que aconteceu nesta terça-feira (23), o vereador Marcel Pietrala (PSDB) usou a tribuna para denunciar o que avaliou como descaso e politicagem.
Marcel cobrou da Prefeitura a falta de protocolo do projeto para a Praça do Rocio II, a verba já está nas contas do município desde agosto de 2023, contudo, a Prefeitura não protocola o projeto, o que vai acarretar na perca da verba que foi destinada a Palmeira.
O vereador disse que isso é o cúmulo da incompetência. “Desde o ano passado para protocolar um projeto. Essa é transparência? Esse é o compromisso com o povo?”, questionou.
Os recursos somam R$ 200 mil, de emenda do deputado estadual Moacyr Fadel (PSD), através do programa “Meu Campinho – Meu Parcão”, da Secretaria das Cidades do Governo do Estado. Mesmo com os recursos em caixa há nove meses, por falta de agilidade da Prefeitura de Palmeira em realizar o projeto e cadastrá-lo, o recurso pode ser devolvido, e o município nem sequer chegar a receber autorização para o início da obra.
“No meu ponto de vista, como vereador, o que o prefeito Sérgio vem fazendo é politicagem, ele não está atendendo a demanda do Rocio II porque eu moro lá e minha família também. Uma política barata, uma política suja, que não está prejudicando o vereador Marcel, está prejudicando as crianças que poderiam usar a praça, as famílias que poderiam tomar um chimarrão na praça no final da tarde e ter um momento de lazer” finalizou o vereador.
ROCIO I E JOÃO PAULO II
Ao menos outras duas praças estão na mesma situação, uma delas é a Praça Luiz Cavalheiro, no Rocio I. A Prefeitura de Palmeira anunciou a obra há mais de um ano, em abril de 2023, e até o momento nada saiu do papel.
Estava prevista a instalação de novos mobiliários urbanos, vegetação, iluminação, rampas de acessibilidade e uma fonte com a imagem de Nossa Senhora do Rocio. Além disso, seria criado um espaço de jogos de mesa, como xadrez e dama, para atender à comunidade local.
Já na Praça do João Paulo II, a verba já está em conta, mas a falta de projeto e agilidade também ameaça a perca do recurso. A emenda de R$ 300 mil do deputado federal Tadeu Veneri (PT), já foi repassada e como na Praça do Rocio II, corre o risco de ser devolvida.
O local possui uma quadra de areia, que não atende multimodalidades esportivas, sem contar com a deterioração do parque infantil, que oferece risco às crianças, as ações de vândalos com pichações e também a falta de bancos, iluminação e arborização no local.