Há mais de 20 anos que o Governo do Paraná não lançava um pacote de construção de creches para apoiar os municípios, quando anunciou nesta semana a construção de 300 creches em 258 municípios paranaenses para atender crianças de 0 a 3 anos. No entanto, Palmeira não consta da relação dos municípios contemplados.
Mesmo existindo demanda e uma lista de espera, não há mecanismos de transparência que permitam consultar o número de crianças que aguardam por uma vaga em creches no município.
O jornalismo da CRUZEIRO solicitou, via Lei de Acesso à Informação, o número de vagas que deveriam ser abertas para suprir a lista de espera. Como resposta, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer disse que a lista se encontra no site do município. Contudo, só é permitido o acesso com o código do aluno, necessário para consultar a classificação.
Na sessão da Câmara Municipal, na última terça-feira (11), os vereadores Marcel Pietrala (PSDB), Wagner Kachimark (Podemos), Jovane Ferreira (PSD) avaliaram a falta atuação do prefeito Sério Belich, (MDB) junto ao governo do estado do Paraná como incompetência, já que não ouve movimentação alguma do Executivo em pleitear uma unidade para o município.
Cada cidade deve receber cerca de R$ 1 milhão e 300 mil, claro, para aqueles em que os prefeitos pleitearam os recursos. A verba para construção é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Família e a Casa Civil, com aporte do Tesouro Estadual, do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e da Assembleia Legislativa do Paraná.
O dinheiro será depositado diretamente nos fundos municipais e as prefeituras serão responsáveis pela licitação.
Municípios que não foram contemplados com o recurso das deliberações 60/2023 e 219/2024 do CEDCA para construção das creches.
● Abatiá
● Andirá
● Bandeirantes
● Barra do Jacaré
● Carambeí
● Conselheiro Mairinck
● Guapirama
● Joaquim Távora
● Leópolis
● Nova América da Colina
● Nova Fátima
● Palmeira
● Porto Amazonas
● Quatiguá
● Rancho Alegre
● Santa Cecília do Pavão
● Santo Antônio do Paraíso
● Santana do Itararé
● Sertaneja