Os municípios do Sul, Leste, Campos Gerais, Litoral e Região Metropolitana de Curitiba, incluindo Palmeira, têm o vazio sanitário iniciado nesta sexta-feira, o qual se estende até 19 de setembro.
Para esses municípios, o período de plantio da soja começa a partir de 20 de setembro, e tem o fim de seu prazo em 18 de janeiro de 2025.
Em 2024, o vazio sanitário da soja teve um escalonamento conforme as regiões do Estado.
Durante o vazio sanitário não é permitido cultivar, manter ou permitir a existência de plantas vivas de soja no campo, com o objetivo de que não se torne hospedeira do fungo Phakopsorapachyrhizi.
Devido à severidade do ataque, disseminação, custos de controle e opotencial de redução de produtividade da lavoura, é considerada a principal doença da soja.
O vazio sanitário não tem mais uma data única para todas as regiões do Paraná como acontecia até a última safra.
Com vistas a respeitar os diversos microclimas e períodos maisadequados para o plantio da oleaginosa, o Ministério da Agricultura e Pecuária dividiu o Estado em três sub-regiões com datas diferentes para início do vazio e para a semeadura da soja.
Na região na qual estão os municípios do Sul, Leste, Campos Gerais e Litoral paranaense, não é permitida nenhuma planta de soja no solo entre os dias 21 de junho e 19 de setembro.