Imagem/Divulgação

Mais de 9,3 mil focos de incêndios foram registrados no Paraná em 2024 até esta quinta-feira (22/8), segundo o Corpo de Bombeiros regional. A situação se agrava, pois o Estado está próximo a atingir o recorde de queimadas florestais em apenas um ano.

Incêndios criminais também tem acontecido em Palmeira, na sexta-feira (23) o Batalhão da Polícia Ambiental – Força Verde atendeu uma queimada criminal em uma propriedade rural na localidade de Papagaios Novos.

Neste caso, o dano em vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, atingiu área de 5,91 hectares mediante destoca e uso de fogo, atingindo ainda pinheiro araucária – espécie ameaçada de extinção.

O dono da área também não possui autorização e foi autuado no valor de R$ 56 mil, ele também responderá criminalmente pelos danos.

Ainda no dia 23, após receber denúncias pelo telefone 181, o Batalhão da Polícia Ambiental – Força Verde, do posto de Furnas, em Ponta Grossa, deslocou equipe de policiais ambientais até propriedades rurais nas localidades de Vileiros e de Papagaios Novos, nointerior do município de Palmeira.

Na propriedade foi constatado pelos policiais dano em vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, em área de 1,17 hectare mediante prática de destoca.

Devido ao proprietário não possuir autorização para realizar a destoca, ele foi autuado no valor de R$ 14 mil e, ainda, responderá criminalmente pelos danos causados ao meio ambiente.

Proteção Ambiental

Denuncie e ajude a Polícia Militar do Paraná, através do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, a combater os crimes contra o meio ambiente. As suas informações serão mantidas no mais absoluto sigilo. Não precisa identificar-se.

Disque 181

Denuncie o crime ambiental apenas em um dos canais acima mencionados. A denúncia duplicada, ou ainda, cadastrada conjuntamente em outros, como Ministério Público Estadual – MPE, Instituto Ambiental do Paraná – IAP e IBAMA apenas causam retrabalho, gastos públicos desnecessários e inviabilizam que sua denúncia seja atendida imediatamente.

 

Deixe um comentário