A candidatura a vereadora da professora Zenilda Batista Bruginski (Federação Brasil da Esperança) foi deferida pela Justiça Eleitoral. Até terça-feira, a situação do processo de registro da candidatura aparecia no sistema DivulgaCandContas como aguardando julgamento.
Havia uma inconsistência, apontada pela Justiça Eleitoral, quanto à filiação da candidata. Ela apresentou informações e esclarecimentos que sanaram as dúvidas, assim preenchendo todos os requisitos exigidos para ser considerada elegível e ter registrada a sua candidatura.
Zenilda foi candidata a prefeita pelo PT na eleição municipal de 2020 e no período decorrido desde então não desfiliou ou mudou de partido.
Em outra situação que impede o registro de candidatura a vereador, Adão Marivaldo Alves (PDT) apresentou recursos contra o indeferimento de seu pedido de registro. Agora aguarda a manifestação e a sentença da Justiça Eleitoral.
Mais um candidato a vereador renunciou à candidatura. Trata-se de Rodrigo Meneguel (PDT), que na terça-feira apresentou o pedido de renúncia, que foi homologado pelo juízo eleitoral.
Dos 119 candidatos e candidatas a vereador que solicitaram registro de candidatura, 114 foram deferidos, três renunciaram e um foi indeferido.