Em meio à crise hídrica que assola o Brasil, o governo federal está avaliando a possibilidade de retomar o horário de verão, medida que visa economizar energia.
A informação foi confirmada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante entrevista à agência de notícias Reuters.
Segundo o ministro, a medida está sendo analisada como uma possível solução para a crise energética, considerando os impactos da seca no país.
Ele disse que quando há qualquer possibilidade que aponte um caminho de uma solução para a modicidade tarifária e para a segurança do setor, é importante ser avaliada.
Então, segundo o ministro, há uma avaliação da necessidade ou não de horário de verão.
Silveiraressaltou que a decisão ainda não é definitiva que outros fatores, como os impactos econômicos, também estão sendo considerados.
O horário de verão, de acordo com o ministro, tem outros efeitos que devem ser analisados pelo governo na totalidade, além da questão energética, sendo a questão da economia.
Como vantagens, aponta que impulsiona a economia do turismo, dos bares, dos restaurantes e a economia cotidiana.
O horário de verão foi suspenso em 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro, com base em estudos que apontavam para uma redução na economia de energia e impactos no relógio biológico da população.