Pouco mais de 27 mil eleitores estão aptos a votar neste domingo (6) para escolher as candidatas e os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador de Palmeira. A votação das eleições municipais ocorrerá das 8 às 17 horas.
A Justiça Eleitoral orienta que, antes de sair de casa, as eleitoras e os eleitores separem um documento oficial com foto, preparem a colinha com os números de seus candidatos e consultem o local e a seção eleitoral para ter uma votação tranquila.
O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para os analfabetos e os maiores de 70. Os jovens de 16 e 17 anos também têm o voto facultativo. Para poderem votar, é preciso que tenham tirado o título e ele esteja em situação regular.
É possível fazer a consulta ao local de votação na página de Autoatendimento Eleitoral, clicando AQUI. É importante que o eleitor conheça o número da sua seção eleitoral.
Para votar, basta apresentar um documento oficial com foto à mesa receptora de votos ou o aplicativo e-Título.
Entre os documentos aceitos para a votação estão RG, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os documentos digitais (RG e CNH) também são aceitos.
Antes de entrar na cabina de votação, a pessoa deve deixar o celular no local indicado pelos mesários. O aparelho na cabina de votação, ainda que desligado, é vedado pela legislação eleitoral para garantir o sigilo do voto.
Em frente à urna eletrônica
Para não perder tempo nem errar os números dos candidatos, é permitido levar uma colinha para a cabine de votação. Neste domingo, o primeiro voto é para vereadora ou vereador. São cinco dígitos. Os dois primeiros correspondem ao partido. É possível votar somente na legenda, se desejar. Os três números seguintes são os que identificam a candidata ou o candidato ao cargo. Depois, basta apertar a tecla “Confirma”.
Na sequência, a urna pedirá o voto para prefeita ou prefeito, com dois dígitos. Após a confirmação, a tela do equipamento exibirá a palavra “FIM” seguida do tradicional som que indica o encerramento da votação.
As pessoas com 80 anos ou mais têm prioridade absoluta na fila de votação. O atendimento prioritário também é válido para quem tem 60 anos ou mais, pessoas com deficiência, gestantes, com criança de colo e lactantes, entre outras.
Manifestação individual
No dia da eleição, as eleitoras e os eleitores podem manifestar sua preferência de forma individual e silenciosa por meio do uso de camisetas, bonés, broches e adesivos. A legislação proíbe, no entanto, fazer boca de urna ou tentar convencer um eleitor a votar em um candidato ou a não votar ou divulgar propaganda política.
Também é vedada a concentração de pessoas com manifestação coletiva ou ruidosa, bem como a aglomeração portando vestuário padronizado, além do uso de alto-falantes, realização de comícios ou carreatas, distribuição de camisetas e oferecimento de alimentos ou transporte fora das situações permitidas pela Justiça Eleitoral.