Depois de 30 anos liderando em número de prefeituras brasileiras, o MBD perdeu espaço para o PSD. O partido de centro garantiu 888 prefeituras em primeiro turno, um aumento em relação a 2020, quando 659 municípios eram geridos por prefeitos da legenda. Uma das prefeituras conquistadas pelo PSD é a de Palmeira, onde Altamir Sanson conseguiu a eleição para o que será o seu quarto mandato como prefeito.
Os dados do Tribunal Superior Eleitoral mostram ainda que, mesmo perdendo a liderança no número de prefeituras conquistadas, o MDB, partido do atual prefeito de Palmeira, Sérgio Belich, cresceu em relação ao último pleito, passando de 790 para 865 prefeitos eleitos. E garantindo o segundo lugar entre as legendas.
O Progressistas ficou com o terceiro lugar entre os partidos que mais elegeram prefeitos em primeiro turno, alcançando 752 prefeituras e um aumento em relação às últimas eleições municipais, quando a legenda de centro-direita tinha alcançado 679 cidades.
O atual vice-prefeito de Palmeira, Major Schulli, é filiado ao partido e tentou uma vaga na Câmara Municipal, mas não conseguiu se eleger. Em contrapartida, o Progressistas elegeu Fabíola Mereles para o Legislativo, com 1.341 votos – recorde de votação entre candidatos a vereador em todos os tempos – e garantiu a volta de uma mulher à Câmara Municipal depois de 20 anos sem presença feminina no parlamento.