Em reunião realizada no mês de setembro, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Palmeira decidiu pela inscrição do prédio da antiga Estação Ferroviária na lista de Patrimônios Edificados do Município. A inscrição atende a requerimento do Instituto Histórico Geográfico de Palmeira (IHGP).
Na reunião foi apresentada explanação feita pelo IHGP acerca do pedido e dos motivos que levam a necessidade do processo de tombamento do prédio que teve sua construção concluída em 1935, 42 anos depois de a primeira estação, construída em madeira, ter sido inaugurada, junto com a linha férrea.
Entre os pontos salientados na solicitação do IHGP estão: a importância para a história do desenvolvimento social e econômico da cidade, a necessidade da preservação de bens semelhantes e a sua utilidade pública durante os mais de 40 anos em que serviu como ponto de partidas e chegadas de trens, transportando passageiro e cargas.
Após a explanação, o conselho deliberou a favor da inclusão de sua fachada e sua volumetria no Registro de Patrimônios Edificados do Município de Palmeira. O parecer favorável foi por unanimidade de votos dos conselheiros presentes à reunião do Conselho.